23/04/2008

Amar é...

(...) Foi então que apareceu a raposa. - Olá, bom dia! - disse a raposa. - Olá, bom dia! - respondeu delicadamente o principezinho (...) - O que é que "estar preso" quer dizer? (...) - É a única coisa que toda a gente se esqueceu - disse a raposa. - Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém. - Laços? - Sim, laços - disse a raposa. - Ora vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo... - Parece-me que estou a começar a perceber - disse o principezinho. (...) - Por favor...Prende-me a ti! - acabou finalmente por dizer. - Eu bem gostava - respondeu o principezinho - mas não tenho muito tempo. Tenho amigos para descobrir e uma data de coisas para conhecer... - Só conhecemos as coisas que prendemos a nós - disse a raposa. - Os homens, agora, já não têm tempo para conhecer nada. Compram as coisas já feitas nos vendedores. Mas como não há vendedores de amigos, os homens já não têm amigos. Se queres um amigo, prende-me a ti!" O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry)
Para todos os que me cativaram... nas diferentes formas de amar.

Sem comentários: